Reservas diretas X OTAs – Qual a melhor?

Reservas diretas X OTAs – Qual a melhor?

Você provavelmente já se pegou fazendo a seguinte pergunta: é melhor ter reservas diretas ou por OTAs? A resposta é: os dois!

Cada um dos modelos de marketing de hotelaria tem seus benefícios e diferenciais e o ideal é que haja um equilíbrio entre os dois para potencializar a divulgação do seu hotel.

Hoje, vamos te explicar as principais vantagens das reservas diretas X OTAs e você vai entender por que as duas são importantes.

 

Vantagens das OTAs – agências de viagens online

As OTAs podem ser de grande ajuda para trazer turistas a visitarem e se hospedarem no seu hotel, principalmente no início do empreendimento, quando ele ainda é pouco conhecido.

Elas utilizam estratégias de marketing digital para atrair os turistas e indicar os melhores hotéis da região, sempre cobrando uma taxa de comissão por estar efetuando a “venda” por você.

Elas funcionam como vitrines, onde o usuário vê algumas fotos, uma breve descrição e esse é o primeiro contato dele com você. As vantagens existem mais para o hóspede do que para o empreendimento, já que nenhum hotel gosta de abrir mão de uma fatia de seus ganhos.

Porém, é importante considerar a parceria por questões óbvias: antes ter hóspedes a um ganho menor do que não ter hóspede nenhum. Isso é balanceado com as reservas diretas, onde o hotel ganha mais.

As OTAs conseguem trazer hóspedes para o seu hotel com maior agilidade, já que possuem toda a infraestrutura virtual pensada para ser um canal de vendas online. A compra é finalizada em questão de segundos e o hóspede já sai com a reserva em mãos.

É importante tratar muito bem esses hóspedes e pedir para que eles deem uma avaliação no site onde fizeram a compra, pois essa pontuação influencia em futuras reservas de outros hóspedes.

Reservas diretas

As reservas diretas são a melhor opção para qualquer hotel, já que você ganha o valor normal de cada reserva. Porém, pode ser difícil conseguir lotar o hotel somente com reservas diretas, a menos que o seu empreendimento já seja referência consolidada na região – e mesmo assim ainda não é garantido.

Reservas diretas podem ser feitas por telefone, pessoalmente, por e-mail ou ainda pelo site do seu hotel, se você dispor de um meio de efetuar vendas online. E para atrair os hóspedes, você pode utilizar o marketing digital. Essa é a melhor maneira de aumentar os ganhos e divulgar sua hospedagem.

Nós te ensinamos a utilizar o marketing digital para divulgar o seu hotel neste outro artigo.

 

Como otimizar os resultados das OTAs e das reservas diretas?

Em ambos os casos, é possível otimizar os resultados com algumas medidas simples. No caso das OTAs, mantenha sempre as fotos atualizadas, peça para os hóspedes avaliarem o hotel, deixarem comentários e recomendarem a seus amigos.

Se a agência permitir, faça uma descrição mais completa e atrativa para ser colocada em cada reserva.

No caso das reservas diretas, você pode realizar uma série de otimizações que te ensinamos aqui . Assim, você tira o máximo proveito das duas formas e consegue um equilíbrio perfeito para ter seu hotel sempre cheio.

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