Gestão baseada em marketing para hotelaria – qual a importância?

Gestão baseada em marketing para hotelaria – qual a importância?

Você já ouviu a frase “a divulgação é a alma do negócio”, certo? Bem, isso não deixa de ser verdade. Porém, vamos reformular: “o marketing é a alma do negócio”. Dessa forma, fica mais fácil de você entender por que deve ter uma gestão baseada em marketing para hotelaria.

O ramo de turismo e hotelaria é feito principalmente de duas ocasiões: viagens de lazer em datas sazonais ou viagens de férias ao longo do ano. Existem exceções como viagens de trabalho, de emergência ou hospedagens imprevistas. Porém, vamos focar no que realmente importa.

A gestão baseada em marketing para hotelaria é uma gestão do seu hotel que se preocupa principalmente em vender. Mas não apenas em vender as reservas, e sim a experiência, tanto para o hóspede quanto para colaboradores e parceiros.

Dessa forma, você se torna referência e os próprios hóspedes começam a indicar o seu hotel para amigos e familiares.

Gestão baseada em marketing para hotelaria significa adotar estratégias que visem melhorar a experiência no seu hotel com excelência através de pequenas ações do dia a dia. Isso também pode ser feito no ambiente virtual, para os futuros hóspedes que já estão passando pela experiência online proporcionada pelo seu hotel.

Por que devo adotar uma gestão baseada em marketing para hotelaria?

A gestão baseada em marketing para hotelaria vai abrir os sentidos dos seus hóspedes para os deixar encantados com a experiência. Dessa forma, eles tomam o seu hotel como referência. E o que significa ser referência?

Ser referência significa ser a primeira opção. No caso do seu hotel, você será a primeira opção de hospedaria em sua região. Todo mundo sabe que os boatos correm até mesmo no boca a boca. Experimente prestar um serviço com excelência e veja seus principais concorrentes falando sobre o quão bom é seu hotel.

Como posso ter uma gestão baseada em marketing para hotelaria?

Vamos te dar algumas dicas que você pode colocar em prática para fazer a gestão baseada em marketing para hotelaria acontecer. Veja:

  • Disponibilize Wi-Fi de qualidade para os hóspedes;
  • Parcele as hospedagens;
  • Crie promoções com mais valor agregado e mais benefícios;
  • Ofereça café da manhã diversificado e mude de tempos em tempos;
  • Renove o mobiliário com camas de boa qualidade e móveis bonitos;
  • Faça pesquisas de satisfação e de sugestões com os hóspedes;
  • Ouça também as ideias dos colaboradores;
  • Atualize suas fotos todos os anos com as novas tecnologias;
  • Utilize as redes sociais diariamente para se relacionar com seu público;
  • Flexibilize as tarifas conforme a temporada (baixa, normal ou alta);
  • Dê treinamento de atendimento excelente aos seus funcionários;
  • Estabeleça parcerias com todos os tipos de empresas que puderem se relacionar com seu hotel;
  • Invista na variedade e diversidade gastronômica;
  • Atenda por WhatsApp no setor de reservas e na recepção;
  • Invista em decoração de áreas internas e externas;
  • Ofereça opções de entretenimento aos hóspedes;
  • Visite outros hotéis da mesma categoria e se inspire. Veja coisas que eles fazem e que você pode trazer para o seu.

A base da gestão baseada em marketing para hotelaria é pensar todos os dias: como melhorar a experiência do meu hóspede? O que eu posso fazer para que ele se sinta mais feliz?

Assim, todo o seu empreendimento sai ganhando.

>
Fechar Painel

Converse com um especialista
sobre o Marketing da sua empresa!

Liquer84

Fale conosco

(32) 98808-0181

Telefone/Whatsapp

Rua São Mateus, 586 - 201. São Mateus

36025-000 | Juiz de Fora - MG