A importância do endomarketing para a satisfação dos colaboradores

A importância do endomarketing para a satisfação dos colaboradores

Uma empresa onde os funcionários trabalham mais satisfeitos é uma empresa de mais sucesso e que se destaca consideravelmente no mercado perante seus concorrentes. Isso é feito através do endomarketing.
Endomarketing é o marketing interno, voltado para os colaboradores, para melhorar a experiência deles e os fazer acreditar que trabalham em uma boa empresa. Alguns funcionários chegam a dizer que possuem o emprego dos sonhos.
Hoje, vamos te mostrar a importância do endomarketing para a empresa como um todo.

Qual a importância do endomarketing para minha empresa?

Ao realizar endomarketing, a sua empresa estará mostrando que se preocupa com os funcionários e que quer dar a eles boas condições de trabalho. Isso contribui enormemente para diminuir a rotatividade (pedidos de demissão) e manter sua equipe engajada.
Assim, os funcionários estarão sempre dispostos a dar o seu melhor, pois sabem que são reconhecidos por isso.
Aquela ideia de pagar um salário e pensar que o funcionário “não faz mais que a sua obrigação” é coisa do passado. A importância do endomarketing nos mostra que quando a empresa participa da vida profissional do colaborador, ela aproxima essa relação, que fica cada dia melhor e mais satisfatória.
Então, podemos dizer que a importância do endomarketing influencia diretamente na qualidade do serviço prestado pelos seus funcionários. Se eles estiverem mais satisfeitos, vão trabalhar melhor, se empenhar e cumprir as atividades com agilidade e entusiasmo.
Isso é percebido pelos clientes, que enxergam a satisfação dos funcionários enquanto trabalham. Consequentemente, eles são mais bem atendidos, tendo suas necessidades resolvidas da melhor forma possível.
Naturalmente, existem colaboradores que são assim desde sempre, mas os outros que não o são podem passar a ser a partir da satisfação de trabalhar na empresa. Daí a importância do endomarketing.

E como fazer endomarketing?

Agora que você já entendeu a importância do endomarketing, vamos te ensinar algumas coisas que podem ser feitas para melhorar a experiência do colaborador:

  • Escute seus funcionários – peça para que o setor de RH faça uma pesquisa com todos, onde sejam apontados pontos a serem melhorados e pequenas ações que os funcionários gostariam de ter;
  • Ofereça treinamentos – cada vez mais capacitados, os colaboradores vão poder trabalhar com mais assertividade, aumentando sua própria satisfação e a dos clientes;
  • Ofereça benefícios – os funcionários valorizam benefícios que se tornam um diferencial na empresa, como descontos em faculdades, academias, vale alimentação, descontos em farmácias, cesta básica, convênio médico e odontológico;
  • Divulgue os bons exemplos – ao ver que o nome dos melhores funcionários é amplamente divulgado com sua foto, cresce o empenho de cada um, pois todos querem ser homenageados;
  • Reconheça os esforços – nem sempre os funcionários atingem as metas, mas se o esforço deles for reconhecido, com certeza eles estarão dispostos a tentar novamente com todo o seu empenho;
  • Ofereça plano de carreira – quando há oportunidades de crescimento interno, os colaboradores se sentem motivados a dar o seu melhor. Afinal, todos querem ser promovidos.

Você pode realizar inúmeras ações para melhorar a relação com os funcionários e fazer da sua empresa um ótimo lugar para se trabalhar. Através das sugestões e pesquisa com os próprios colaboradores, você vai saber o que fazer. Lembre-se da importância do endomarketing e coloque seus planos em ação!

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